terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Passeio de bicicleta em Amsterdam

Você já imaginou um estacionamento de bicicletas? Não? Se imaginasse, ele seria assim?



Estacionadas ali em cima são todas bicicletas, isto é Amsterdam!

As bicicletas estão por todo lado, são usadas não só por turistas mas como um meio de transporte comum entre os holandeses de todas as idades.
Se você não não quer perder a oportunidade de aproveitar a geografia plana da cidade para um agradável passeio de bicicleta, segue algumas dicas:


Locação de bicicletas:
Uma das maiores redes de locação na cidade é a Mac Bike http://www.macbike.nl/
Há em vários pontos da cidade, mas pra não perder tempo lá (no meu hotel eles não souberam me ajudar) o ideal é verificar perto da seu hotel se há algum ponto de rental bike.

FREIO HOLÂNDES NAS BICICLETA
Há 2 tipos de freio na bike, no guidão (o manual, nosso conhecido), e o freio no pedal (o freio que os holandeses costumam usar).

O aluguel da bicicleta com o freio no guidão é um pouco mais caro, mas pra quem não está acostumado com o freio no pé e não pega numa bike há algum tempo, vale a pena pagar esse valor a mais, realmente o freio no pé é diferente e pode causar transtornos. Confirme antes de alugar.


PREPARO FÍSICO:
Traçando apenas alguns mapas, é possível fazer quase todos os passeios da cidade só com a bicicleta. O aluguel compensa os valores dos bondes.
Mas... Isso só se bicicleta já fizer parte da sua rotina!

Se faz algum tempo que você não sobe em uma, sugiro locar a bicicleta por apenas 3 horas e fazer um teste.
Se você ver que tem preparo pra encarar numa boa, e você passar de 3 horas, na Mac Bike por exemplo, pode devolver no outro dia pra eles pagando o valor normal da diária, sem ter que avisá-los antes (por via das dúvidas confirme se a política continua a mesma).

Eu mesma não abri mão do meu passeio de bike por Amsterdam, achei que precisaria de uma diária pra "matar" minha vontade, mas as 3 horas já foram o suficiente. Não me cansei, mas o banquinho já começou a doer depois, acredito que pela falta minha falta de hábito e preparo físico.

TRÂNSITO LOCAL:

É fácil andar de bicicleta em Amsterdam, há bastante ciclovias demarcadas, mas: o tráfego de bicicletas é muito intenso! Há muitos ciclistas, mas muitos mesmo! E o pior, não são todos ciclistas profissionais que estão fazendo tudo 100% correto. Boa parte são turistas como eu, que muitas vezes não pegam em bicicleta há algum tempo (meu caso).

Nada que seja perigoso, mas eu confesso que alguns momentos deu um frio na barriga, e eu, como Coragem "O cão covarde", algumas vezes desci da bicicleta para atravessar ruas mais movimentadas. Uma pata completa! E meu esposo ali na frente rindo da minha situação. Só pedalei totalmente tranquila quando entramos dentro de um parque e na beira de um canal que tinha pouco movimento de carros e bicicletas.

O tráfego de bicicletas é um pouco bagunçado, mas nada que faça o passeio deixar de valer a pena, é lindo e delicioso!

Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário