segunda-feira, 9 de julho de 2012

Identidade visual no casamento e os desenhos de noivos de Jana Magalhães

Não há nenhuma dúvida quando falamos em personalização, mas, quando a palavra é "identidade visual" muitas pessoas param e se perguntam epa, mas o que é isso? A maioria conhece sim, só não liga o nome à pessoa, rs :) 

Sei que há muita noiva PhD em casamento por aqui, mas, vamos à uma introdução para quem não sabe: identidade visual é o conjunto de elementos de uma mesma "família" que representa algo visualmente. É através desta línguagem visual que a papelaria do seu casamento vai se harmonizar com todos os outros ítens que você escolheu, decoração, cores, estilos etc (chamamos de papelaria, no geral, tudo que precisa ser usado na festa que tem como base o papel, rs, convites, tags, menus, save the dates, rótulos etc).
Este alinhamento visual é importante não só para que você crie uma "marca" do seu casamento, mas também para que haja uma coesão entre tudo, e as informações da decoração para com a papelaria não fiquem desencontradas ( enfim os freelas que fiz de aux de design ajudam :)

Vou dar um exemplo: o convite. É por meio dele que o você começa a comunicar um pouco do seu casamento, os convidados têm as primeiras impressões de como será a celebração, estilo, cores, se será mais despojado ou formal (e, muitos já orientam as vestimentas com base nestas impressões). Assim, aquele casamento à noite suuuuuuper clássico, não pode pecar com um convite com detalhes em palha, por exemplo, pois transmitiria sensações de uma celebração mais rústica ou campestre, distante da real proposta. O bacana é que cada detalhe esteja conectado com o restante.

Se uma imagem vale mais que 1000 explicações, melhor parar de falar e irmos direto para as fotos, não? rs. Esta é a identidade visual -perfeita- do casamento da Carla, que foi aqui em Londrina.








Amo a festa do casamento dela :)
Dei ênfase na indentidade, mas acredito que deu para ver como tudo "combina". A mesma paleta de cores da decoração é a da papelaria e de todo o restante.

E, as opções de personalização são inúmeras: Tag de carro tag de lembrancinhas, rótulo de água mineral, menus, convites, save the date, havaianas, ítens das caixinhas do toillette, lencinho lágrimas de alegria, guardanapos, embalagens do lanche da madrugada.


Quem ainda não viu, acredite, o céu não é o limite: há até mesmo quem personalize o papel higiênico com caricatura dos noivos. Eu não me sentiria pensando em convidados usando "minha" caricaturinha para este fim, rs, mas... Gosto, cada um tem o seu né!




Primeiros passos...

O primeiro passo para a criação de uma identidade visual, se dá após a definição da paleta de cores da decoração e o estilo da festa (tradicional, clássico, moderno, temático, romântico, rústico etc).

A partir disso, se definem os elementos que serão utilizados, fontes, cores, monogramas, etc. E... Muitas pessoas acabam optando por desenhos e caricaturas para compor a identidade, deixando o casório, literalmente, com a cara dos noivos! É disso que vou falar abaixo:



Desenhos de noivos na identidade e... Jana Magalhães!

Eu acho a idéia da caricatura demais. Mas, como é um desenho mais irreverente, para nosso casamento, o amore e eu achamos que não tinha muito a ver conosco, mais quietinhos, tímidos, sonhadores. Para estes casos -como o meu- há várias pessoas que fazem desenhos de noivinhos mais fofos.




E, neste estilo, gostaria de apresentar um trabalho em especial. Quando o conheci, fiquei completa e absurdamente apaixonada.















 Para quem ainda não conhece, esta é Jana Magalhães, a "ilustradora, carioca, apaixonada por corações, laços e aquarela" como ela se mesmo se autodefine. Traduzindo para o papel um mundo de sonhos, cada desenho é uma verdadeira viagem por um universo de "ludices" e imaginação.



















Para a nossa sorte, a dona da loja virtual que vende moleskines e aquarelas, na verdade, ama mesmo retratar pessoas como bonequinhas, e faz ilustrações por encomenda. Segue abaixo alguns desenhos de noivos e casaisinhos fofos...





























Isto é só um aperitivo ;) há muito mais no site da Jana Magalhaes. Mas agora, quer ter idéia de como ficaria uma identidade com um dos desenhos dela? Estes são alguns detalhes do noivado da querida e fofa da Emanuelle do blog Noivando Casando Amando :






Ficou bem diferente e bem a carinha deles rsrs (algo assim é ideal para aquelas pessoas que querem fazer algo além do tradicional). Sou suspeitissima para falar, mas ficou lindo!


Créditos (na ordem as imagens aparecem):

Identidade Visual da Carla: Maria Chiquinha fotos Carmem Kley
Papel higiênico personalizado: Casando em BH.
Ilustrações: Jana Magalhães
Identidade Visual Emanuele: Ilustração Jana Magalhães, foto Gustavo Gaiote.

10 comentários:

  1. Muito lindo o casamento, também adorei as ilustrações!

    ResponderExcluir
  2. quanta coisa linda!! fico suspirando, toda vez que vejo teu blog!


    Já está participando do nosso mega sorteio? Diversos produtinhos Maru Cosméticos: http://migre.me/9O7ZW . Participe você também!

    Beij:*nhos, Tamara
    http://queesmalteusohoje.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. adorei a identidade visual...lindoo

    bjuu

    respireecase.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa é tudo muito lindo e apaixonante, vontade de ter TUDO!!!


    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. No meu casamento também quero algo assim. Acho lindo e super diferente!

    Está rolando sorteio de um kit LUXO com peças de caveirinhas no blog. Não deixe de participar!
    Beeeijo!

    www.blogmundoparalelo.com

    ResponderExcluir
  6. Aqui em Londrina, onde eu acharia esses itens ???

    Beininhos !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os desenhos só encomendando com a Jana mesmo...
      Mas a identidade visual a Sweet Tags www.sweetags.com e a Pedacinhos do Céu (só procurar no facebook...) fazem. Abraços

      Excluir
  7. Aderei o post. Acho mesmo que a noiva deve inovar e ousar, afinal, ela não pensa em casar de novo tão cedo, né? Rs. Eu tenho um blog, iniciando ainda, que dou umas dicas de DIY e outras coisitas: http://arteecasamento.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adorei os desenhos.. a Jana arrasa sempre!!

    Adorei o blog.. queria seguir mas não achei a caixinha dos seguidores!!
    Beijos
    veusdenoiva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir