quinta-feira, 2 de junho de 2011

Convites de casamento...


O carinho para com os convidados já começa na escolha do papel, das fontes até as fitas para decorar. Todos os detalhes são cuidadosamente planejados por noivas que buscam cada vez mais deixar seu toque pessoal, muitas vezes até preferindo elas mesmas se encarregarem da preparação dos convites. As dúvidas, para quem faz esta opção, pipocam, como escrever, qual a melhor forma de adequar cada caso. Por isso resolvi fazer este post com as questões mais comuns; As convenções são flexíveis, mas há algumas regrinhas gerais que não variam muito. Vamos a elas:


Escrevendo os convites...

O convite, além de servir para transmissão de todas as informações que o convidado precisa saber a respeito da cerimônia, também cumpre o papel de trazer um pouco do tom da festa, estilo e grau de formalidade. É a partir do convite que as pessoas vão começar a dar asas à imaginação (e você pode se aproveitar disso, já fazendo o convite nas mesmas cores da decoração ou da identidade visual, por exemplo).

Através dele já são registradas as primeiras impressões sobre o casamento,  estilo, cores, se o evento exigirá trajes mais leves e despojados ou formais.  Um pouco do perfil da festa já é denunciado em  primeira instância, casais que optam por festas descontraídas provavelmente vão escolher convites mais divertidos,  já uma festa tradicional provavelmente terá um modelo de convite mais clássico.

Seja qual for o estilo, de modo geral, os convites apresentam as seguintes informações: 

Epígrafe (frase/ poema/ trecho de letra de musical / versículo da Bíblia ), nome dos pais, nome dos noivos, data, horário, local da cerimônia e da festa, endereço para entrega dos presentes.  Vamos passar agora para alguns casos mais comuns:

Tradicional, os pais convidam para o casamento


Após a epígrafe (que é opcional), o nome dos pais encabeça o convite, segue o nome dos noivos -em destaque- e as informações sobre a cerimônia, RSVP etc. 
Quando os noivos convidam...



Muitos casais, por diversos motivos, já moram juntos, já tem a família formada, filhos  etc. e preferem eles mesmos serem os anfitriões da festa e encabeçar o convite. O nome dos pais aparece abaixo do nome dos noivos, com a frase "com as bençãos de" ou apenas "filhos de ".


Religioso e festa no mesmo local

Neste caso, após o nome dos noivos, a frase "convidam para a celebração do casamento de..." é adequada, pois a palavra celebração, por exemplo, contempla tanto a cerimônia religiosa quanto a festa. As demais informações podem ser inseridas logo em seguida.  



Reinventando o convite


Como tudo é flexível, o convite pode se tornar uma página de jornal, uma história em quadrinhos, e, porque  não, a capa de um filme estreado pelos noivos? A criatividade é o limite. Segundo a Branca, fotógrafa do casamento da imagem aqui abaixo, este convite se tornou mesmo a capa do DVD dos noivos. :)



Mais...
 

Quando se casa apenas no religioso... 
É delicado oferecer um brinde com bolo e champanhe no salão da Igreja. No próprio convite  (ou cartão anexo) poderá  ser especificado "Após a cerimônia os noivos recebem os convidados para brinde e cumprimentos na Igreja."

Quando algum dos pais não se encontra mais presente entre nós... 
Nem por isso deixa de ser lembrado e homenageado neste momento tão especial. O nome segue no convite com a notação (in memorian), ao lado.

Quando há vários convidados que não residem na cidade da cerimônia... 
É recomendável o envio do save-the-date (guarde esta data) cerca de seis meses antes para que as pessoas possam se programar com antecedência.

Convidados extras de última hora...
Não enlouqueça ou corra o risco de pagar mais caro numa re-impressão de poucos convites, tente pedir cerca de 10% a mais de convites quando fizer a primeira remessa!

Anexos


"Convite individual. Indispensável apresentação deste..."
Serve principalmente para controle do número de convidados, pois deixa claro quantas pessoas estão sendo convidadas. Pessoalmente,  pela possibilidade de gerar qualquer desconforto, esta não é a opção que mais me agrada, mas cada um conhece seus convidados e sabe a melhor forma de fazer com que as coisas sejam entendidas.

Quando há pessoas convidadas apenas para a cerimônia religiosa...
E outros convidados para a cerimônia e recepção, faça convites diferentes. O ideal é que os noivos consigam chamar todos para ambos, mesmo que numa festa mais simples. Se não for mesmo  possível (no caso de um convite geral para  toda a turma da faculdade, por exemplo) faça um convite com texto diferente. Evite apenas anexar o cartãozinho com o endereço da recepção apenas para alguns, pra ele não virar o "vale-empada" da sua festa.

Lista de presentes...
Os convidados é que deverão perguntar por elas! NÃO DEIXE EM ANEXO cartões ou endereços de lojas! Pode causar a impressão de que vocês estão mais interessados no presente do que na presença. Deixe os endereços no site do casamento, com a promoter, com os pais...

Mapas
É delicado enviar um pequeno mapa impresso quando o local não é conhecido ou para os convidados que não residem na mesma cidade. Segue abaixo uma idéia  inspirada no post da Érika, do byEriquices, sobre mapas. Mesmo que no seu caso o envio do impresso não seja necessário, é uma idéia bem diferente para deixar o mapa no site do casamento, por exemplo.





Subscrevendo o convite...


O endereçamento ao convidado pode estar atrás no envelope ou numa tag na frente.

É legal checar a grafia de todos os nomes e sobrenomes, independente se  é caligrafista ou você mesma  que vai escrever tudo. Ninguém gosta de receber algo com o nome escrito errado, não é mesmo?

Protocolos

A questão de seguir protocolo está cada vez mais sendo substituída por formas de tratamento mais pessoais e intimistas... Mas, eu penso que, numa festa que muitas pessoas de repente são ligadas apenas ao círculo de amizade dos pais, para não errar, é mais seguro  usar o protocolo sim. Segundo a consultora Vera Simão, é de bom tom que se mantenha sempre o tratamento por Sr. e Sra., assim, os endereçamentos dos convites ficariam...



Para convidar a família (o casal e os filhos)





Para convidar apenas o casal, sem os demais familiares.



 Se o casal opta por manter o sobrenome diferente, é delicado que a escolha seja respeitada deixando ambos os nomes por extenso.


Seria no mínimo engraçado enviar um convite para um irmão ou para aquela prima que cresceu com você em nome de "Sra. Fulana de Tal". Como eu já disse acima, na minha opinião, acho que não tem que ter toda essa formalidade com pessoas próximas. Quando conhecemos a pessoa,  temos mais liberdade para adequar as formas de tratamentos, mais diretas ou com algo mais pessoal.  Acho um gesto de carinho muito bonito ;)


Convite plastificado


Apenas os convites que não são entregues em mãos (que seguem pelos correios, motoboy e outros meios) são plastificados. O plástico serve para protegê-lo durante o manuseio, para que não seja danificado ou suje. Não é preciso plastificar todos. Se por praticidade a opção for que a gráfica plastifique todos, os que os noivos entregarem pessoalmente, é aconselhável que retirem o plástico antes da entrega.







No próximo post tem novidade, uma  surpresinha aqui pro blog, aguardem!

Beijos, e quem pretende fazer o próprio convite, boa sorte na jornada!






Créditos:

Imagem convite plástificado: Giselle Caligrafia,  BH, MG

Imagem do mapa: byEriquices

Consultas aos livros: 
Wedding anniversaries: from paper to diamond, Lee Cookie
Casar, Vera Simão
 
Imagens dos convites: Impressão Visual, Londrina - PR
a eles, nosso muito obrigada por autorizar a utilização das imagens de todos os convites deste  post!

38 comentários:

  1. Nossa parabens pelo post!
    Muito esclarecedor, lindos os convites..
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu tomei coragem e já estou fazendo os meus...
    bjs

    http://nandanoiva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, eu mesma farei nossos convites e vai me ajudar muito!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Aah, assista mesmo, vc vai adorar!
    Mas tem que assistir os três, vale a pena..rs
    Beijoooo

    ResponderExcluir
  5. Amei o post...
    já salvei as dicas aqui na minha pasta.

    beijoss

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post , muitas informações uteis!!

    Adorei o mapa viu! Vc conhece alguem que faz esses desenhos? muito fofos!

    bjinhuss

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas...demais...
    Beijo e bom final de semana!!!
    Helena

    ResponderExcluir
  8. Na, o link é este aqui do impossible ó: http://impossibletoresist.blogspot.com/2010/09/mapas-de-casamento.html

    a noiva fez o mapinha dela com a ajuda de um amigo designer. Esses mapinhas são liindo né?

    Bjos!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. AMEI o post!
    Foi muito útil porque estou na fase dos convites!!
    Logo mais posto sobre isso...
    Beijocas
    ^^

    ResponderExcluir
  10. AMEI as dicaaaaaaaas!


    Ah, está rolando uma promoção mega fofa lá no Fuxico de Noiva, participe!
    Um beijo =)
    www.fuxicodenoiva.com.br
    http://casamentodossonhos-juefe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ótimas dicas....como vou ver os meus na semana que vem, já peguei algumas ideias!

    beijos!!

    ResponderExcluir
  12. Eu até comecei a ver os convites, mas vou dar uma adiada porque tem uma chance de a gente mudar de apartamento antes do casamento [achamos que não faz mais muito sentido colocar o endereço das nossas mães]...

    E sabe que com o Elmo brincando sobre eu vender minhas bolsas já me passou pela cabeça até fazer um daqueles vakinha.com? Mas aí vi umas vaquinhas no site que realmente precisavam de colaboração e fiquei com vergonha... ^^

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  13. Um convite mais lindo que o outro :D
    Adoorei *-*

    Beijos
    http://diariodelooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. oiiiiiiiiiiii Na, sua linda. Que saudade. Como vc tá???
    Adooorei o post.
    Obrigada pela visita de sempre.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. sempre fico babando com coisas de casamento! hahaha!
    beijo!

    ResponderExcluir
  16. oieeee
    valeu pelas dias, esses
    detalhes são mt importantes.
    bjooo

    ResponderExcluir
  17. Achei maravilhoso esse post porque ajuda quem vai fazer o seu próprio convite :) Ficou tudo tão explicadinho e não sabia que eram tantos detalhes! Aliás amei, muitooo aquele convite/dvd, gente ficou perfeito mesmo, me apaixonei por essa idéia! *-*


    Beij:*nhos, Tamara
    http://queesmalteusohoje.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá, que post maravilhoso! Muito boas as suas dicas!!!

    Beijos Gabi Falci

    http://blog.beautyinfocus.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Tão bom receber coments, retribuindo, dorei o post e já peguei as dicas..bjoca

    ResponderExcluir
  20. O mapinha é fooofo! Mas eu sou suspeita..(geógrafa) rsrs!
    bj

    ResponderExcluir
  21. Realmente o convite é o começo de tudo, e é através dele que os convidados podem ter uma idéia do que os esperam, não é mesmo? Adorei o post, mto bom para quem está nesta fase.
    E quanto ao site que vc perguntou se é pago, sim... eles tem um período de "degustação" e dps tem os planos que podem ser adquiridos. Bjos!

    ResponderExcluir
  22. oii Na!!!adorei o Post!!pois é quase não estou entrando estou na semana de provas da facu!ai to numa correria danada,obrigada por ter lembrado de mim rsrs!!!!assim que der posto coisas noivas!!!!!!bjos !!!!!!

    ResponderExcluir
  23. Oi Na!!! Você pediu fotos dos vestidos das minhas daminhas... dá uma olhada nesse link: http://monjardimnoleto.com.br/blog/?p=3475
    Depois me fala o que você achou... é o primeiro modelo, com o bolerinho. Não coloquei foto dele porque achei melhor colocar só depois do casório. Até procurei uma foto bonita para colocar no post, mas ontem estava com pressa. Vou tentar achar uma hoje.

    ResponderExcluir
  24. Oi Na!! Obrigada pela visita ao meu blog, o seu já está na lista dos blogs que leio! A propósito, ameeei o post, esta semana estou indo ver os convites e estas informações foram uma luz pra mim!!!

    bjos

    www.ograndediadenossasvidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oii,flor!
    Adorei sua visitinha no meu blog!
    To te seguindo aqui,pois adoroo coisas de casamento,e tbm quero saber das dicas pra passar pra minha irma(que ira se casar,um dia...rsrs)
    Enfim,aquele jogo de porcelana que ela comprou foi no Chile,ela viaja sempre que pode pra lá...
    Mas o melhor mesmo foi o preço,que saiu +ou- na faixa de 30,00 á 40,00 reais(pois lá é peso e não sei direito quantos pesos foram...)!
    Legal,né?!
    Pena que só tinha esse,o ultimo!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  26. Naty,
    Este post foi perfeito pra mim! Eu tô exatamente vendo os convites agora e adorei as dicas!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  27. Nossa Na, você não sabe o quanto esse post me encorajou a começar a impressão dos meus.
    Nós mesmos estamos fazendo, mas estávamos com tantas dúvidas, que todo fim de semana a gente adiava!!!rsrs
    Brigadãoooo, bjusss Tati.

    ResponderExcluir
  28. Nossa Nathy! Vim conhecer seu espaço e adorei o que encontrei por aqui! Esse post sobre convites tá super completo!!

    Aguardamos sua visita no Funny Paper!

    Bjs

    Sil

    ResponderExcluir
  29. Adorei esse post dos convites. Bem completo! Eu, particularmente, fiz convite bem personalizado e como resolvi casar 1 mês antes da data, tive que mandar por e-mail mesmo para não atrapalhar a vida dos convidados. rsrs

    Formalidades à parte, sempre acho que o convite e a festa têm que ter a cara do casal.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Oi, Na.
    Já está registrada sua participação no sorteio do blog.
    Muito obrigada pelo carinho.
    Boa sorte.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  31. Super Bacana seu Post!!!
    deu ate vontade de casar...rsrsr
    xx

    www.ilovenystyle.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Vim parar aqui sem querer e adorei o que encontrei! Sou apaixonada por esse universo casamento e fiquei um tempão viajando aqui pelo blog! Está bem legal mesmo!!!

    Beijinhos!
    http://www.estiloestilomeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. São lindos esses convites :D
    Flor, tem post novo!

    Beijos
    http://diariodelooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Na, pode deixar que eu vou fazer um post sobre os vestidinhos delas... estou até pensando em colocar as fotos que eu tirei mesmo, já que no dia do casamento elas estarão diferentes, com os cabelinhos arrumadinhos... ou então coloco modelos parecidos. E esse seu post dos convites, hein? Bem completo! bjos

    ResponderExcluir
  35. Que coisa lindos esses convites, muito legal esse guia, as músicas do seu blog, são super emocionantes *-*
    Beijos
    Horadamake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Que ótimo post...com certeza ajudou muitas noivas!!! No meu caso, meu filho que vai convidar para o casamento...Beijos

    ResponderExcluir
  37. São muitas regras, muitos detalhes, mas é muito gostoso também! ver o convite pronto é uma sensação muito boa de que está chegando. Eu fiquei super emocionada quando peguei o meu na gráfica.
    Beijocas, Lili

    ResponderExcluir
  38. Dá trabalho mesmo, é muito detalhe, muita regra, mas você vai ver que é muito gostoso também! Eu curti muito a fase de escolher o convite, apesar de ter sido bem rapidinha, já que tinha em mente o que queria e não mudei nada. Quando meu convite ficou pronto eu fiquei super emocionada. è um sentimento muito bom de que está perto!
    Beijos

    ResponderExcluir