terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Porque o vestido da noiva é branco?

Vocês já pararam pra se perguntar? Vendo aqui na Europa tantos vestidos de noiva em outras cores (e achando absolutamente lindos!) fiquei me perguntando porque o branco, se era mesmo só o simbolismo de da virgindade, inocência etc ou tinha mais coisa.

Hoje o branco é, sem dúvida nenhuma, é “A” cor do vestido das noivas, fato, mas nem sempre foi assim. “No início, as cores eram variadas, contanto que os vestidos fossem suntuosos, luxuosos. Até porque o casamento era visto como um arranjo comercial e o vestido da noiva servia justamente para mostrar à sociedade que as famílias tinham posses. `Os vestidos podiam ser de qualquer cor, inclusive muito se usou vermelho em épocas mais remotas, como na Idade Média (entre 476 d.C. e 1453 d.C.) e em culturas diferentes, como no Japão, Índia e China´, conta Míriam Costa Manso, professora do curso de Design”.

Alguns historiadores afirmam que os ideais de pureza e inocência virginal do branco foram agregados depois, e que na verdade a moda branca adveio do furor causado depois de algumas rainhas usarem vestidos nesse tom em seus casamentos… Ah, a realeza!

Não há um consenso de qual rainha teria disseminado a tendência. O primeiro registro do branco no matrimônio é da rainha Mary Stuart, da Escócia, que no século XVI a escolheu um vestido branco em homenagem à família de sua mãe, que tinha a cor branca no brasão.

O vestido da Maria de Médici, também causou rebuliço, na França do século XVII. Numa época em que numa cerimônia de casamento se usava vestidos escuros, e em sua maioria pretos e fechados, a rainha Maria se colocou contra todas as tradições usando uma vestimenta branca, com decote quadrado e detalhes dourados.

Talvez pela força de todo o romantismo que a envolve, a versão mais famosa da origem do vestido branco é da rainha Victoria na Inglaterra, no século XIX.  Rejeitando os outros pretendentes que lhe eram oferecidos, a rainha Victoria pede em casamento o seu verdadeiro amor, seu primo Albert. Sem usar uma coroa, o que era totalmente fora de propósito para uma rainha e usando um vestido branco, adornado por véu branco e flores no cabelo, Victoria se torna a primeira rainha conhecida que se casou por amor. Aliás, tem até um filme sobre a vida dessa rainha (trailler abaixo).


Eu acho que conhecer a um pouco história de como as coisas aconteceram é super interessante. Embora os registros associem o branco da noiva à pureza (e inocência) de meninas que se casavam muito cedo, ou à nobreza (dada pela rebeldia da rainha Maria Médice ou à força dos sentimentos da rainha Victoria), eu acho que o branco dos vestidos das noivas hoje simboliza muito mais do que isso. Ele é símbolo da felicidade, alegria, de um começo, começo de uma família e de uma nova caminhada cheia esperança, sonhos e expectativas. Que a história me perdoe, não quero negligenciar e nem tirar o peso de nada, mas pra mim, esse é o real sentido do branco do vestido das noivas…

Nenhum comentário:

Postar um comentário